3 dicas para o seu Reels dentro do marketing de conteúdo

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Você morre de pânico só em ter que pensar em dançar na frente das câmeras para vender o seu produto? Fique tranquilo, por eu vou te contar que nem dançar você precisa! Fazer um Reels pode e deve ser muito mais do que uma dança. O segredo para inovar de forma simples e criativa é o marketing de conteúdo. Siga nossas dicas e esteja pronto para brilhar e vender ainda mais!

Afinal o que é Reels?

Em inglês Reels significa “bobinas” ou “carretéis”. No Instagram o Reels é uma função que permite criar e editar vídeos curtos de até um minuto. 

A ideia é como se você colasse pequenos trechos de vídeos ou fotos para criar uma pequena narrativa – quase que uma brincadeira de criança.

Com o Reels, é possível criar vídeos ou colagens de até 90 segundos de duração, incluir efeitos e realizar mixagens com outros vídeos. Quanto mais interessante e criativo for o conteúdo, maior é a sua chance de captar mais público.

E quando você se abre para essa possibilidade de “colagem”, fica mais fácil pensar além da dancinha e deixar a criatividade fluir.

O que é marketing de conteúdo?

Vamos aposentar a ideia antiga de que marketing é venda? Marketing é o relacionamento de uma empresa com seu público. Marketing é a ponte entre uma oferta ou solução com quem mais precisa dela.

Marketing não inventa tendência… O bom empreendedor é capaz de captar uma necessidade no ar e utilizar as ferramentas de marketing para comunicar o que ele está oferecendo.

Quando a solução chega, as pessoas se dão conta de que precisavam daquilo para suprir alguma necessidade e muitas acham que foi o marketing que criou algo, quando na verdade já estava no radar. Alguém mais sensível, foi lá e colocou a solução no mercado.

Dentre essas ferramentas disponíveis do marketing, existe a categoria marketing e conteúdo que é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o universo daquela marca.

Por exemplo, a Adidas, que é uma marca de tênis e roupas esportivas, criou um aplicativo de corrida que promove desafio entre os participantes, incentivando que a pessoa siga praticando esportes e ainda faça amigos.

Além disso, no próprio site da Adidas, existe um blog com diversas dicas para quem quer começar a correr, dicas de alimentação e muito mais. Tudo orbitando no universo conectado à marca.

A Adidas dá suporte para que o consumidor siga feliz e motivado no mundo dos esportes e consequentemente, precisa de roupas e tênis para a prática.

Como unir Reels e Marketing de Conteúdo

Para começar no Reels é necessário assistir alguns conteúdos para se familiarizar com o que anda em alta e como você pode adaptar para o seu negócio. Ao explorar a aba dos Reels fique atento à

  • Músicas que estão em alta, a taxa de entrega pelo algoritmo tende a aumentar
  • Dublagens que estão em alta ou até mesmo, quem sabe, criar as suas
  • Observe a dinâmica e a narrativa – aprenda os melhores cortes e o que anda atraindo o público
  • Se faz sentido no seu negócio, use memes que estão em alta, mas fique de olho se está conectado ao seu tom de voz que foi construído através do seu processo de branding.

Feito esse “dever de casa” é hora de colocar a mão na massa e adaptar conteúdo para a sua realidade. Siga essas 3 dicas para unir a linguagem dinâmica do Reels aos conteúdos que ajudam o seu cliente a estar ainda mais conectado com você!

01) Mostre processos internos e bastidores

As pessoas amam saber o que acontece por trás dos produtos e serviços oferecidos. Esse tipo de conteúdo cria uma forte conexão entre você e o cliente.

Um e-commerce de moda pode usar o Reels para mostrar os bastidores da escolha dos tecidos e das embalagens que serão despachadas. Uma loja de papelaria pode mostrar os mais queridos do dia ou como a equipe se organiza. Uma fábrica de doces deve abusar dos bastidores para deixar o consumidor com água na boca!

Pessoas que trabalham com projetos ou prestação de serviços, podem mostrar processos criativos, o que ajuda também a gerar ainda mais valor percebido sobre o serviço.

Utilizar vídeos para humanizar a marca, melhorar o engajamento nas redes sociais, aumentar a demanda e a procura.

02) Faça demonstrações práticas de produtos ou serviços e tire dúvidas

Uma boa venda é aquela que o consumidor compra de forma consciente. Transforma uma demonstração em algo encantador. Ver o produto em uso desperta ainda mais a curiosidade do consumidor sobre o produto. Inclusive ele pode perceber características e vantagens, que ele nem tinha notado ainda.

Mostre o quanto o seu produto ou serviço é útil, transformador, divertido, diferente ou especial.

Inclua música, fotos, estudos de caso, perguntas frequentes ou momentos inesquecíveis serve para gerar emoção, como um depoimento, por exemplo, ou um prêmio. Pessoas compram de você quando percebem que você despertou algo bom nelas ou que você compartilha de valores iguais ao dela. Essa é a base do marketing de conteúdo – o que temos de semelhante entre nós e o que nos une.

03) Invista em materiais educativos

Muitos serviços e principalmente produtos, precisam dar algum passo a passo para o cliente, para que ele perceba o valor daquela empresa ou profissional. Quer um exemplo? Nós DoMKT! Temos como missão, através de conteúdo como esse do blog, trazer mais informações, para que você converse com o seu cliente com mais segurança.

Isso também ajuda você a perceber o quanto dominamos as ferramentas com as quais trabalhamos e principalmente, se você compartilha da visão de mundo que temos. Ao escolher uma agência de comunicação, provavelmente você vai lembrar de nós e do quanto conversamos, ainda que de forma indireta e digital.

Trazendo a mesma ideia para a sua realidade… Lembra do exemplo da Adidas que demos acima? O que você pode ensinar que está contido no universo da sua marca?

Se você é uma loja de roupas, que tal mostrar as melhores combinações de cores para a estação ou ainda criar um conteúdo em parceria com uma especialista em estilos e cores?

Se você tem uma fábrica de doces, que tal contar a origem de cada um deles? Ou ainda fechar parceria com algum chefe para montar um cardápio que possa ser replicado em casa?

As possibilidades são infinitas! Uma forma de pensar na hora de criar conteúdos educativos e sair da sua cabeça e se colocar no lugar do consumidor, pois talvez ele não saiba coisas sobre processos que são óbvias para você!

Sempre conte uma história!

Quem não gosta de uma boa história? Um filme, uma série ou até mesmo um comercial bem bolado? Com os Reels não é diferente! Você tem em suas mãos uma ferramenta de contação de histórias. Use para narrar coisas bacanas sobre você e o seu negócio!

E aí? Já teve uma boa ideia para sair da dancinha?
Mas se quiser dançar também vale, o que não vale é deixar de aproveitar essa ferramenta para comunicar o potencial do seu negócio!

Quer transformar a sua comunicação com a nossa equipe?
Entre em contato e vamos traçar um plano estratégico para você!

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