A diferença entre Branding e Logotipo

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A diferença entre Branding e Logotipo e quais impactos de ambos no seu negócio

Tenho certeza que você já escutou por aí como é importante fazer o branding da sua marca. E como isso está relacionado a construção do seu logotipo. Mas se você ainda não compreendeu a diferença entre eles e como se complementam, você está no conteúdo certo! Afinal, não é fácil compreender tantos termos em outra língua e que estão conectados ao mundo da comunicação, mas não se preocupe! Siga este conteúdo e construa uma marca forte e duradoura!

Afinal o que é Branding?

Antes de chegar ao conceito do que é branding, é importante falar de marca e da sua construção. Segundo Marty Neumeier, autor de diversos livros sobre branding, é necessário derrubar alguns mitos. No seu livro “Branding Gap”, ele aponta que uma marca NÃO é:


• Marca não é logo
• Marca não é identidade
• Marca não é produto

Uma marca é um sentimento que é criado em torno de algo. Achou complicado? Traga para a sua realidade. Pense em uma marca de roupa que você ama e por que? Como ela faz se sentir em relação ao mundo e as pessoas que você quer comunicar ser e a qual tribo quer pertencer… uma marca forte é esse sentimento visceral, subjetivo e talvez inexplicável para você – mas não é inexplicável para quem trabalhou para essa construção.

Uma marca faz uma promessa ao seu consumidor como, por exemplo:
• Se sujar faz bem – OMO – objetivo: não se preocupe em viver, nós limpamos para você
• Real Beleza – Dove – objetivo: não idealizamos a beleza inalcançável, seja você
• O mundo é mais bonito com você ou bem estar bem – Natura – estar bem é o mais importante, mas o também é necessário cuidar do planeta
• Abra felicidade – Coca Cola – objetivo: reunião com a família, amigos, prazer em estar juntos compartilhando uma Coca Cola.
• Você tem seu estilo. A Renner tem todos- Renner – objetivo: uma loja popular, para todos, mas sem perder o estilo que é só seu.

Branding é a forma como a empresa, não importa o tamanho, vai construir, gerenciar e comunicar essa promessa.

O Branding começa antes da construção da marca, passando pela análise de mercado, está presente em todo o processo de construção em itens como construção de tom de voz da marca, arquétipo e depois – quando a marca está na rua e em contato direto com o consumidor, se a promessa segue forte ou precisa de ajustes. 

E esse é um processo para a vida! Pois o gestor ao lado da equipe de comunicação constrói a marca, envia ela para o mundo e precisa cuidar de como essa relação está seguindo.

“Em outras palavras: uma marca não é o que você diz que é! E sim, o que os outros dizem o que é!” Marty Neumeier

Por que construir uma marca é tão importante?

Ao abrir uma empresa, você sabe que está entrando em um mercado enorme, não importa o nicho que você escolheu. Cuidar da construção de uma marca, tendo o branding como seu aliado, é construir algo sólido e duradouro.

Uma marca forte é para sempre!

Motivos para você investir em branding e na sua marca:

  • As pessoas tem muita opção de escolha e pouco tempo para decidir
  • Muitas ofertas no mercado com características e qualidades similares
  • Tendemos a comprar baseados na confiança e na conexão de valores compartilhados

O que é um logotipo?

É uma representação gráfica da bandeira que a marca levanta. Essa construção visual vem depois do trabalho de investigação iniciado no branding.

Cores, tipos de fonte, materiais de apoio, tudo será desenvolvido a partir do que foi definido no processo de branding, que inclui pesquisa de mercado para saber qual é o público alvo, tom de voz da marca, universo de palavras, símbolos, cores e até mesmo o slogan.

Um logotipo jamais deve ser baseado no gosto pessoal do gestor da empresa, e sim em uma pesquisa profunda e confiando na experiência do profissional de comunicação marketing. Esse é o mapa da mina para o sucesso.

Recapitulando a diferença entre branding e logotipo

Branding está ligado à gestão a longo prazo de uma marca. É realizado por um profissional de comunicação que possui visão estratégica de mercado. Durante o processo de branding existe o diagnóstico, análise de mercado para definir tom de voz, arquétipo da marca e muitos outros detalhes que irão dar suporte a construção do logotipo.

Logotipo é a construção visual e gráfica que carrega todas as ideias que foram estudadas e detalhadas no processo de branding. Aqui além do profissional de marketing, entra a visão estratégica e experiente de uma profissional de design gráfico.

O branding contém a construção do logotipo e esse por sua vez, está contido no processo de branding.

Riscos que você corre se não fizer um processo de branding corretamente:

  • Cria uma marca sem personalidade e demorar para ganhar a confiança do consumidor
  • Passar um ar amador para o seu público
  • Ter que gastar mais dinheiro em anúncios para “convencer” o consumidor a confiar em você
  • Ter que refazer a sua identidade depois de um tempo por que ela parece ultrapassada ou não comunicada nada em especial

Se você sonha em abrir um negócio de sucesso, a comunicação é um dos pilares que irá sustentar a sua jornada. 

Por isso, não abra a mão de um profissional de comunicação e marketing para ajudar você a tirar o seu projeto do papel ou até mesmo a fazer um rebranding.

Gostou desse conteúdo e da nossa visão de mundo?

Entre em contato e vamos começar o seu projeto!

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